Quantidade de Páginas visitadas



Prof. Esp. Sérgio Burtet


Datas de Avaliações
 


Atividade Extraclasse

Por Sérgio Burtet - 06/07/09

A atividade extraclasse é um processo de ensino-aprendizagem que propicia a observação e a vivência de experiências fora do cotidiano de sala de aula. Estas atividades podem ser realizadas nos mais variados espaços. A saída do ambiente escolar apresenta um motivo de grande satisfação aos alunos gerando um incentivo ao aprendizado. Por mais enfadonho que possa ser ouvir as explicações de conceitos científicos, quando o assunto abordado permite o estudo do meio, torna-se mais produtivo do que ouvir o discurso de sala de aula.

A visita educativa a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, ao Ecomuseu e ao Refúgio Biológico Bela Vista, no município de Foz do Iguaçu – PR foi realizada no dia 04 julho de 2009. Idealizada e organizada pelo Prof. Especialista Sérgio Roberto Burtet, da disciplina de Geografia.

A atividade extraclasse fora acompanhada pela agente educacional Adriana Gracioli, pela pedagoga Adriana Cavalheiro e pela diretora auxiliar Diana Manentti, ambas funcionárias do CE Nestor Victor dos Santos.

Com a orientação dos guias locais os alunos obtiveram uma experiência enriquecedora, que contribuiu expressivamente para um aprendizado mais dinâmico. É importante ressaltar que os educandos que participam de projetos junto à escola começa a ter uma relação mais “íntima” com o meio, aqui o caso é a ciência geográfica.

Compreender estas realidades é de suma importância para a o futuro do aluno cidadão, pois permite a formação crítica, atuante e questionadora, no exercício de seus direitos onde os mesmos devem se conhecer e expressarem-se como indivíduos e como seres atuantes na realidade em que vivem, possibilitando-os a interferir positivamente na sociedade. 
 

Visita dos alunos do 7º ano (6ª C) do Ensino Fundamental
Veja as fotos


     

           

           





Busca Continua da profissionalização

Por Sérgio Burtet - 25/06/09

O professor especialista Sérgio Roberto Burtet, participou do VI Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná, que se realizou em Foz do Iguaçu - PR, nos dias 18,19 e 20 de junho, nas dependências da Faculdade União das Américas - Uniamérica.

Onde representantes de vários movimentos sociais, professores de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade sede e dos demais municípios da região, discutiram o tema “Desconstruindo Preconceitos e Formando Conceitos”.

O fórum marcou a consolidação da Lei 10639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da disciplina História da África e da Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino. A realização do fórum passa a ser um órgão regulador das ações. Pois os professores contam com mais conteúdo para trabalhar a disciplina em sala de aula. 

O fórum contou com palestras, debates e mesas redondas. As principias foram sobre: a história da África, dança afro, jogos e brincadeiras de origem africana e afro brasileira, arte afro brasileira em sala de aula, saberes e sabores da culinária africana, capoeira de Angola (participação do professor Sérgio), trajes africanos e afro brasileiros, jogos africanos, cultura e saberes afro brasileiros no cotidiano escolar. 

Veja as Fotos

           
















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito